Mude alguns hábitos e veja a diferença ao fim do mês

Mude alguns hábitos e veja a diferença ao fim do mês

Algumas pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença no orçamento. Sim, pode parecer óbvio, mas mudar alguns hábitos e fazer pequenas economias diariamente, podem gerar um saldo positivo no fim do mês.

Pensando em como orientar os consumidores, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista preparou algumas dicas para você começar a economizar mudando alguns hábitos. Confira e coloque em prática:

1. Lista de compras
Antes de ir ao mercado, prepare uma lista olhando nos armários e na geladeira o que está faltado e o que acabou estragando antes de ser totalmente consumido. Assim você conseguirá adequar a quantidade a ser comprada. Você pode anotar em um papel tudo que deverá ser comprado ou até mesmo utilizar aplicativos que podem auxiliar nessa tarefa.

2. Aplicativos de descontos
Hoje é possível conseguir alguns descontos na palma da mão por meio de aplicativos. Algumas lojas e supermercados têm preços diferenciados para compras realizadas utilizando o aplicativo próprio, ou até mesmo cupons de descontos que devem ser ativados na plataforma para compras nas lojas físicas.

3. Anote as despesas
Tente anotar todas as despesas fixas e variáveis, além de gastos esporádicos como presentes de aniversário, cinema, teatro, shows e aquele cafezinho após o almoço, e tenha sempre um valor limite para estes gastos

4. Transporte
Para percursos mais curtos opte pela bicicleta ou caminhada e, se possível, utilize o transporte público com mais frequência do que carro. Outra boa opção é ver a possibilidade de combinar uma carona com colegas de trabalho que morem na mesma região, para assim dividirem os custos durante o mês.

5. Refeições
Busque alternativas mais baratas para refeições fora de casa, como, por exemplo, um restaurante por quilo algumas vezes na semana. Já se a opção for um delivery, verifique a taxa de entrega e, se possível, opte por restaurantes com entrega grátis ou com a menor taxa.

6. Saídas com amigos
Reunir os amigos e familiares aos finais de semana é muito bom. Uma boa alternativa para reduzir os custos destes encontros é trocar o barzinho por uma reunião em casa, com cada um dos participantes levando uma bebida ou petisco.

7. Compras por impulso
Antes de comprar algo tente fazer três perguntas “Eu preciso? Eu posso? Precisa ser agora?”. Caso a resposta para qualquer uma das questões seja “não”, pense um pouco mais e se for o caso volte depois para comprar.

Para saber mais sobre educação financeira, como organizar o orçamento doméstico, consultar seu score, limpar o seu nome do SCPC e até mesmo se cadastrar no Cadastro Positivo, acesse www.consumidorpositivo.com.br.


Fonte: Boa Vista SCPC